segunda-feira, 4 de junho de 2012

Semana 15 (21-05-2012 a 27-05-2012) – Carpe Diem

Aproveitar os momentos da melhor forma possível seguindo a filosofia do carpe diem, foi assim que estes cinco portugueses entraram na 15ªsemana. A despedida aproxima-se a passos largos e o tempo é escasso para tudo o que ainda queremos fazer.


Relativamente aos estágios, Marta e Vanessa continuaram na área de Alfabetização e aproveitaram para dedicar a semana a eventos culturais, deste modo foram visitar a Associação Elín. A Associação Elín foi formada por um grupo de pessoas voluntárias. É uma organização não governamental que desde 1999 vem lutando pela defesa dos direitos dos imigrantes, em especial mulheres e crianças, que passam por Ceuta. Também atua através dos seus membros e com um trabalho em rede no resto de Espanha e Marrocos, acompanhando pessoas imigrantes especialmente em Ceuta, defendendo e protegendo os seus direitos, sensibilizando as pessoas para a realidade da imigração, formando voluntários, programando atividades com famílias subsaharianas em Marrocos.


Encantaram – se ainda com uma exposição de pintura no museu das muralhas, onde as cores vivas davam alma às telas expostas nas paredes.




Mas as visitas culturais, não ficaram por aqui, como sabem aqui em Ceuta temos 4 culturas, a cristã, a hindu, a muçulmana e a hebraica, então nada melhor que conhecer os locais de culto destas religiões. Dirigiram-se ao templo Hindú, onde tiveram que seguir alguns rituais, como descalçar-se e lavar as mãos, para depois serem contempladas por uma “espécie de bênção”.



De seguida, rumaram até à Mesquizta de Muley El Mehdi.  Aqui se deu continuidade aos rituais, lavar os pés, colocar um lenço e usufruir.





Pois bem, quanto ao estágio de Mipa, Ana e Fred foi nesta semana que eles finalizaram a sua memória e consequentemente o seu estágio na área de menores. Um longo caminho foi percorrido até aqui e muitas aprendizagens e novas competências foram adquiridas. Durante estes 3 meses de estágio que se pareceram mais como 3 semanas, porque de facto aqui o tempo parece que voa… E realmente o tempo voou e os três voaram com ele: Do departamento de área à equipa do “medio abierto”, da assistência a um julgamento ao internamento em “Punta Blanca” ou mesmo de uma bela caminhada de volta a casa sempre interrompida para tomar o belo de um chá marroquino e reforçar as aprendizagens do dia… Enfim … Tudo foi possível! Eis agora o agradecimento a toda a equipa por terem sido tão prestáveis e tão acolhedores e principalmente a Keko que durante 3 meses tornou o seu gabinete no gabinete dos quatro, onde passaram ali longas horas de trabalho.


Mas terminando um ciclo inicia-se logo outro de pronto, e como parar é morrer estes 3 portugueses abraçam logo de imediato outro projeto: O curso de Iniciação ao Português, realizado em parceria com a fundação Crisol de Culturas e com a UNED. Foi nesta semana também em que se alinhavou todos os detalhes da programação e execução do curso bem como a publicidade pelas várias instituições da cidade e nas redes sociais. De facto é uma honra para estes estudantes poderem ensinar pessoas que estão interessadas em conhecer o nosso país, a nossa cultura e acima de tudo a nossa língua materna. Tudo começou por uma ideia surgida paralelamente ao projeto do Dia 10 de Junho em Ceuta que começou ganhando formas e que se apresenta agora como algo muito aliciante quer para os interesses desta Fundação bem como para as aspirações profissionais destes estagiários. O curso decorrerá na próxima semana e terá uma duração de 20 horas certificadas pela Uned.



Mas como a vida não é só trabalho e também há que disfrutar do que esta vida tem para nos dar Mipa e Fred terminaram a sua semana com um jantar muito agradável feito por Jesus e Raquel os nosso tão queridos amigos que já vos vimos a falar desde dos primeiros posts. Desta vez Raquel presenteou os portugueses com umas deliciosas “Gambas Pill-Pill”.







Por aqui o tempo tem contribuído para que possamos aproveitar todos os instantes e nada melhor que uma tarde solarenga para nos fazer rumar até à praia “de la Ribera”. Apanhar uns banhos de sol e dar uns mergulhos, pensam vocês, não! Desta vez o bando juntamente com Martina, Chicas Finlandesas e Godino foram andar de Kayak. Sem dúvida, um final de tarde bem passado, onde durante 1h30 disfrutámos do mar Mediterrâneo e da sua paisagem.




 À noite já de banho tomado e muito cansados, a D.Regina (mãe de Ana), presenteou-nos com um delicioso bacalhau no forno.


  Esta semana fica ainda assinalada por dias comemorativos. No dia 25 de Maio, celebrou-se o Dia de África, comemorando-se a criação da União Africana. Por este motivo os imigrantes do CETI (Centro de estância temporal para imigrantes) daqui de Ceuta, organizaram uma jornada repleta de atividades culturais cujo objetivo foi mostrar a “cara desconhecida de África”. Como dizia Chimamanda Adchie “Demasiada gente tem contado como África morre e muito pouca como África vive” e como tal estes portugueses tiveram a oportunidade de “teletransportar-se” até este continente, através das danças, gastronomia, exposição fotográfica, mostra e venda artesanal, arte e pintura.






  Este ano de 2012 celebra-se também o 25º aniversário da fundação do programa Erasmus e por este motivo a associação da revista Al Margen (Revista da Facultad de Educación y Humanidades de Ceuta para a qual demos uma entrevista no início do mês de Março), realizou uma exposição de fotografias denominada “Compartiendo experiencias y valores com alumnado de diferentes países”. A mobilidade Erasmus só se torna possível graças às vivências, aprendizagens e enriquecimento mútuo de estudantes de Ceuta que viajaram até às universidades de Itália, Bélgica, Holanda, Croácia, República Checa, Finlândia, Portugal e também dos estudantes de outras universidades europeias que elegeram Ceuta como destino. Na sequência disto, nós os cinco, Martina da Bulgária e Heinni e Tutty da Finlândia, tivemos não só o prazer de assistir à apresentação da revista que dedicou este seu último número à mobilidade internacional, bem como pudemos ver algumas das nossas fotografias expostas no Museu de Ceuta.







 
O fim-de-semana surgiu e com ele mais um momento marcante nesta nossa estadia: a “Graduación”. A cerimónia de graduação, destina-se aos alunos da licenciatura 2009/2012  e onde o ponto alto é a imposição das bandas. Elegantes e um pouco nervosos lá nos dirigimos para o auditório Revellín onde o programa da cerimónia foi seguido com pompa e circunstância, entre a abertura, discursos e a tão desejada colocação das bandas. Estes cinco portugueses foram chamados ao palco e tiveram a oportunidade de colocar as bandas sobre o olhar atento dos professores e plateia. Podemos dizer que esta “graduación”, é o resultado do esforço dos nossos pais, amigos e professores, cada um deles se encarregou de “deixar” em cada um de nós conhecimentos e valores que permanecerão para sempre. Começamos a sentir, a difícil tarefa de despedir-nos desta Cidade que por 4 meses se encarregou da nossa formação mas sabemos que isto é o iniciar de uma nova etapa. Um obrigado não é suficiente para expressar o que sentimos, nesta “mezcla” de tristeza, felicidade e satisfação de termos chegado até aqui, e ter que dizer adeus a esta  família, “¡Nuestra familia¡”.





  No fim da cerimónia, o grupo juntamente com as chicas finlandesas, Godino, Martina e Alberto foram ao restaurante Caballa, que se bem se recordam foi onde comemos no primeiro dia da nossa estadia aqui em Ceuta. Comemos muito bem, uma ementa sofisticada tal como a cerimónia. Camarão, batatas bravas, queijo e croquetes para entradas, prato de carne/peixe , sobremesa e bebidas. Como a noite era de comemorações e estava um clima muito agradável, fomos para a praia festejar.



      



No domingo ainda que um pouco cansados, os 5 portugueses aceitaram o convite de Raquel e Jesús para ir almoçar a casa do Enfermeiro e Professor Angel que nos brindou com um prato típico de Espanha, Callos, cujo sabor é muito parecido à nossa dobrada. Para acompanhar uma fresca  ensalada de pepino com cuscuz, e para sobremesa um gelado com chupito.







Pela tarde, o bando juntamente com Martina, Godino e as chicas finlandesas foram desfrutar de uma atividade ao ar livre, equitação. O ar puro e as paisagens naturais, foram o cenário perfeito para este passeio a cavalo que durou cerca de 1hora. Mandarina, Kinkon, foram estes os amigos que nos proporcionaram uma tarde relaxante. No fim do passeio e como forma de agradecimento, este grupo de 9 cavaleiros teve a oportunidade de dar um banho fresquinho a estes novos companheiros.








L. Smith dizia, existem dois objetivos na vida: obter o que desejamos e desfrutá-lo. Por isso não se esqueçam, disfrutem dos momentos que vida vos proporciona e continuem a acompanhar-nos na reta final.  


Saludos,

O bando de Ceuta :)

Sem comentários:

Enviar um comentário