quinta-feira, 14 de junho de 2012

Semana 16 (28-05-2012 a 03-06-2012) – Trabalho árduo, descanso merecido.


Ora viva caros leitores e acompanhantes desta experiência tão rica.
O tempo voa e por aqui já se vive a nostalgia das últimas duas semanas.  Como não podia deixar de ser, quando estamos a terminar esta experiência os ponteiros do relógio teimam em correr atrás do tempo e o trabalho não nos dá tréguas.

 A semana para Ana, Mipa e Fred começou e continuou de forma exaustiva com a preparação das sessões do Curso de Iniciação ao Português a começar no dia 30 de Maio de 2012 nas instalações da fundação Crisol. Foi também nesta semana que tiveram conhecimento da inscrição do triplo das pessoas esperadas para o curso, o que trouxe alegria em saber que a comunidade quer aprender português, mas também uma responsabilidade acrescida para este trio de estagiários. 

 
 Chegou o primeiro dia de curso, e com ele o nervosismo e adrenalina habituais ao início de um novo projecto, acrescidos pela presença da televisão e dos representantes máximos das instituições envolvidas. As pessoas começaram a chegar, animadas por saber que vinham tomar contacto com outra língua, facto que nos deu ânimo para conseguir realizar uma sessão bastante agradável e dinâmica.

                                                        

 






Para descansar da azáfama da semana e ganhar energia para mais quatro dias de curso, o “trio Odemira” resolveu aceitar o convite de Jesús e Raquel e foram a Marrocos passar o fim-de-semana. Não podiam ter elegido melhor opção pois viveram um final de semana memorável.
 As principais cidades destino foram Azila e Moulay, sendo que as visitaram pela ordem respectiva. Ao chegar a Azila as construções portuguesas e arte por todo o canto e esquina regalaram a vista e fizeram os encantos deste grupo metade português metade espanhol. 









Eis que seguiram em direção a Moulay para almoçar e encontrar uma casa onde ficar para depois sim, poder visitar o que esta cidade tem de melhor. E assim foi, encontraram uma casa fantasticamente agradável e barata com vista para o mar o que depressa trouxe vontade de o poder atravessar.





O dono da casa, senhor tipicamente muçulmano, foi bastante simpático e disse que se o grupo quisesse fazer a travessia pelo mar até à praia tinha um barco à sua espera, e que depois, na volta, poderiam escolher diretamente do mar as sapateiras que quisessem para jantar. Partiram então nesta aventura e foram conhecer a praia encantadora desta cidade sendo que no regresso puderam maravilhar-se a comer as deliciosas sapateiras confecionadas por duas senhoras muçulmanas. 









 


A batalha da compreensão do idioma foi uma constante mas a aprendizagem vivencial também. É com estas experiências que nos damos conta, ainda mais, da necessidade de saber idiomas, de sermos do mundo e não só do nosso país podendo assim disfrutar fora do nosso idioma ao nos conseguirmos fazer entender e ser entendidos.
 
Em relação ao estágio de Marta e Vanessa, a semana ficou assinalada pelo começo da estrutura da memória com a sua tutora Ana, chefe do Departamento Educativo do Centro Acesor de la Mujer. Mas a semana não se resumiu a isto, pois para estas duas estagiárias, foi o começo de outras novas etapas nesta viagem de experiências e aprendizagens. Deste modo, vincularam-se à Cruz Roja para duas semanas de voluntariado nos distintos estabelecimentos a que a instituição está aliada. 


Nesta semana iniciaram o voluntariado na Guarderia onde conheceram 10 crianças cada uma com o seu historial de vida mas encantadoras, e que encantaram estas duas portuguesas ao longo desta semana nas diferentes situações em que estiveram juntos. No voluntariado, estiveram ainda esta semana integradas no Projeto Integralia, este foi criado para mulheres imigrantes que sofrem de violência de género e, assim estiveram com Preeti uma educadora Social, onde tiveram a oportunidade de participar nas diversas consultas feitas a estas mulheres, e ainda de ouvir duras realidades, sem dúvida que são momentos marcantes para estas duas estagiárias.
Para acabar a semana de voluntariado, na manha de sexta-feira foram tomar o “desayuno” com os “mayores” pessoas que por diferentes motivos não saem de casa, sejam eles por doença ou por se sentirem sozinhos. 
 Mas com toda esta azáfama, práticas pela manhã e voluntariado pela tarde, Marta e Vanessa ainda tiveram tempo para iniciar um Curso de Formação Básica Social na Cruz Roja. Mas como a vida não pode ser só trabalho, Marta e Vanessa ainda desfrutaram de um delicioso almoço na companhia da sua tutora Ana e do seu marido Jesús, no melhor restaurante muçulmano da cidade o “oásis” foi um momento bem passado e também claro muito bem saboreado. 




 
 
 

 Chegava assim o fim-de-semana, e para começar com tranquilidade Marta e Vanessa convidaram o Godino e a Martina para jantarem um delicioso bacalhau no forno, e deste modo provarem alguns dos nossos pratos típicos. 
 
 

 De seguida, Heini e Tytii juntaram-se a nós e foram ao “ El Português” para uma divertida noite neste café português aberto recentemente, onde estes nossos amigos provaram o tão conhecido por nós portugueses Licor Beirão e o Vinho do Porto. 
  
 

 

O dia de sábado ficou marcado pela ida a Marrocos, Marta e Vanessa foram à cidade de Castillejos com a sua amiga Jafida, uma mulher muçulmana já referida em posts anteriores, onde puderam comprar os últimos “regalos” marroquinos. Chegadas de Marrocos e depois de todas as sacolas das compras em casa, Marta e Vanessa foram jantar ao restaurante chinês e deliciaram-se com as diferentes variedades de gambas que comeram, estando a tarefa mais difícil concretizada, que era conseguir levar a Vanessa a um restaurante Chinês! 








 O dia de domingo chegava e com ele o aniversário de Marta, e nada melhor que um dia bem passado entre amigos no Parque Marítimo! Para acabar o dia em beleza o grupo foi para casa de Martina onde desfrutou de umas deliciosas pizzas acompanhadas por um fresquinho Tinto Verano. No final Marta foi presenteada com uma deliciosa sobremesa preparada por Martina que fez as maravilhas do grupo e claro da aniversariante. Um Obrigada à Martina! 


 
 
 

   E assim foi outra semana cheia de dinamismo e vontade de fazer sempre mais e melhor. Parece que esta experiência e estes posts no blogue estão a terminar mas estamos cientes de que este término é meramente temporal e que, o que vamos levar na bagagem da vida será vitalício.


Até já leitores fiéis e companheiros de partilha. 
Aguardem a última semana pois o tempo voa e são estes momentos de leitura e escrita que nos fazem poder planar no tempo.

Sem comentários:

Enviar um comentário